Tutorial: Configurando a minha Loja Virtual

Tutorial: Configurando a minha Loja Virtual

1º PASSO: Formulário Loja Virtual


Para iniciar o preenchimento, clique no botão “Formulário Loja Virtual”. Em seguida, você será direcionado para a tela com os formulários dos anos anteriores e também o do ano atual, que estará disponível para preenchimento. Caso não encontre o Formulário de 2025, entre em contato com o Analista que atende sua Escola.




2º PASSO: Termo de Comercialização

Leia o Termo de Comercialização e dê o aceite para avançar. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Analista que atende a sua Escola.



3º PASSO: Formulário para preencher 2025

Se o Formulário de 2025 já estiver disponível para sua Escola, será possível visualizá-lo em “Formulários para preencher”. Basta clicar em “Preencher” para avançar para o preenchimento.


4º PASSO: Orientações

Leia as Orientações e avance para os itens de preenchimento ao clicar em “Ir para o próximo item”.


5º PASSO: Endereço de entrega dos materiais

1. Confirme seu endereço de entrega e ajuste as informações caso necessário. Em seguida, basta clicar em “Salvar e ir para o próximo”.


6º PASSO: Loja Virtual

Confirme ou insira a logo da sua escola, que será usada para personalizar a Loja Virtual. É possível avançar sem inserir uma imagem. O arquivo deve ser em formato png ou jpeg. Em seguida, basta clicar em “Salvar e ir para o próximo”.



7º PASSO: Início das atividades

Insira a data de início de aula de cada bimestre do Ano Letivo 2024. Em seguida, basta clicar em “Salvar e ir para o próximo”.


 Em seguida, nessa mesma tela, atualize seus dados cadastrais, informando:

  1.  Nome, e-mail e telefone da Direção da Escola;
  2. Nome, e-mail e telefone da pessoa responsável pelo recebimento do fechamento do Repasse na escola;
  3.  Nome e telefone da pessoa responsável pelo recebimento dos materiais na escola.

E por fim, informe sobre como funcionam os períodos de férias na escola no final, e no meio do ano letivo, para que possamos programar as entregas dos materiais didáticos nesses períodos. Exemplos:

Todas as datas preenchidas nessa tela devem corresponder ao ano de 2025.

Finalizado o preenchimento, clique em “Salvar e ir para o próximo”.



8º PASSO: Produtos

 No exemplo apresentado nesse tutorial, a escola utiliza materiais do Ensino Fundamental Anos Iniciais; também é disponibilizada a venda de uma agenda para essas séries.


A escola do exemplo também utiliza os materiais do Ensino Fundamental Anos Finais, e para esse segmento, adota, ainda, os materiais do PES English.


  1. Leia atentamente as orientações apresentadas na tela.
  2. É possível verificar o Custo de Operação da loja virtual para o ano de 2025, bem como o Repasse Projetado.
  3. Observe que o valor de “Repasse Projetado” se altera conforme o preenchimento dos dados.

O Repasse Projetado se altera à medida em que são preenchidos os valores de venda dos materiais na loja virtual, e a quantidade de alunos para cada série ou produto.


Se necessário, preencha o Nome Personalizado da série. Normalmente, esse campo é utilizado para as séries da Educação Infantil, uma vez que existem nomenclaturas diversas para esse segmento.

  1. Preencha o “Nome Personalizado” da série, se necessário.
  2. Insira o “Preço de Venda na Loja” de acordo com sua precificação e respeitando o “Valor mínimo de venda”. O Valor mínimo de venda considera o Custo de Operação da loja.
  3. Insira a “Quantidade Prevista” de alunos. Esse dado será utilizado para a projeção da remessa antecipada, caso pretenda recebê-la e seja aprovada.
DICAS:
  1. Ao clicar em “Detalhes” é possível verificar todos os itens que compõem o Kit da Coleção Anual.
  2. Caso queira definir o “Preço de Venda na Loja” com o valor de 900,00 reais, basta digitar 900 (sem ponto).
  3. Caso queira definir o “Preço de Venda na Loja” com o valor de 990,90 reais, basta digitar 990,90.
  4. Após a aprovação e integração do Formulário, aparecerá uma coluna com o “Preço de Venda na Loja” por item, assim como aparece para o “Preço de Custo”.

9º PASSO: Além do Material Regular (PES, Literaturas, Religiosos, Dicionários, entre outros)


Nessa seção são apresentados os materiais que não fazem parte do material regular e que complementam o seu catálogo.
  1. A caixinha de “Terá venda avulsa” está marcada e você define se o item será obrigatório no Kit ou não. Caso marque a opção de “Obrigatório no Kit”, deve também selecionar a qual série será vinculado.
  2. Insira o “Valor do Item (R$)” de acordo com sua precificação.
  3. Caso seja Obrigatório no Kit, a “Quantidade Prevista” será preenchida automaticamente com a mesma quantidade preenchida para o Material Regular da Série. Se  permanecer como Avulso, o campo ficará aberto para que você insira o valor desejado.
Observação:  Caso queria comercializar um material optativo de forma avulsa, o material aparecerá separadamente na loja, podendo o responsável pelo aluno optar pela compra. Assim, haverá pedidos sendo realizados apenas com o Kit do Material Regular e outros com Regular + Opcionais.

Atenção! Todos os materiais apresentados em tela devem ter, obrigatoriamente, o seu valor de venda na loja virtual e a quantidade de alunos prevista para 2025 preenchidos para que as informações sejam salvas e para que se possa prosseguir para as últimas etapas do Formulário.



10º PASSO: Remessa Antecipada

Leia atentamente as orientações apresentadas na tela. Caso tenha a pretensão de receber a Remessa Antecipada, marque “Sim”. Caso contrário, marque “Não”. Em seguida, basta clicar em “Salvar”.

Importante: marcar a opção “Sim” não garante o recebimento da remessa. Primeiramente, será realizada uma análise interna da empresa para validar esse envio.

Salve sua opção e siga para a última etapa do Formulário.




11º PASSO: Formas de Pagamento

  1. Desmarque as formas de pagamento que não deseja disponibilizar na loja.
  2. Selecione em “Condições de parcelamento” a quantidade máxima de parcelas que será disponibilizada para as compras com cartão de crédito.
  3. Caso queira ofertar um desconto para pagamento à vista, preencha em “Desconto Boleto ou Pix (%)” o valor do percentual de desconto que será concedido. Lembre-se que o desconto ofertado será deduzido de sua comissão.
  4. Após realizar todos os preenchimentos necessários, clique em “Salvar”.

As condições de parcelamento para as compras realizadas com cartão de crédito também podem ser ajustadas nessa tela, lembrando que o parcelamento é regressivo, diminuindo uma parcela a cada mês.  Para compras realizadas até o final de novembro, o parcelamento máximo é em 12 vezes sem juros, final de dezembro, 11 vezes sem juros, e assim por diante. Caso deseje alterar, clique sobre o seletor para o ajuste.



A escola também poderá ofertar um desconto para os pagamentos realizados via boleto bancário ou PIX, que são as duas formas de pagamento à vista.
Lembramos que esse desconto impacta na apuração do repasse, pois o valor do desconto concedido pela escola aos responsáveis será deduzido diretamente do repasse da escola.




12º PASSO: Enviar Formulário para Análise

Finalizado o preenchimento, clique em “Salvar”. Com todas as etapas preenchidas e salvas, será habilitado o botão de “Enviar para análise”.



Se necessário, escreva uma mensagem para o Analista. Em seguida, clique em “Confirmar” para concluir os passos. No exemplo apresentado nesse tutorial, a escola utiliza materiais do Ensino Fundamental Anos Iniciais; também é disponibilizada a venda de uma agenda para essas séries.


O Formulário enviado para análise será submetido a uma análise e validação internas, e em até cinco dias úteis, a escola será informada sobre a abertura da sua loja virtual.